Por dentro

Podemos obter energia do meio ambiente por meio do uso de recursos naturais renováveis ou não renováveis. Quando utilizados recursos naturais renováveis chamamos de energia limpa, como por exemplo: energia eólica, que usa a força do vento, energia hídrica, da água e a energia solar, do Sol.

Utilizar a energia eletromagnética proveniente do Sol é possível quando um sistema transforma essa energia em energia térmica ou elétrica, que possui diversos usos. Por exemplo, podemos aproveitar essa energia para gerar a energia elétrica e o aquecimento solar da água. No ano de 1954, Russell Shoemaker Ohl, cientista estadunidense, descobriu essa nova forma de utilizar a energia solar, transformando-a em eletricidade. Em 1958, os primeiros painéis solares da história foram criados.

Existem diferentes tipos de transformação da energia solar: o heliotérmico e o fotovoltaico. Este primeiro converte a radiação do Sol em energia térmica e depois em elétrica. Já o segundo, faz essa conversão direta da radiação solar em energia elétrica, sem a necessidade de alta radiação solar para funcionar.

O painel de energia solar é formado por um conjunto de células fotovoltaicas e possui elétrons. Esses elétrons, quando atingidos pela energia solar, agitam-se, gerando uma corrente elétrica (efeito fotovoltaico). Quando instalados, os painéis precisam estar posicionados de forma a receber a maior taxa de energia solar possível e necessária, que é calculada a partir dos dados de irradiação solar do local. É importante ressaltar que a vida útil estimada de um painel é entre 25 e 30 anos.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o governo desenvolve projetos de energia solar fotovoltaica para atender às necessidades energéticas de comunidades rurais e isoladas. Estes projetos incidem em áreas como a bombagem de água para abastecimento doméstico, irrigação e piscicultura, iluminação pública, sistemas de uso coletivo (eletrificação de escolas, postos de saúde e centros comunitários) e atendimento domiciliar.

Vantagens da energia solar

Para o consumidor, além da valorização do imóvel, as vantagens são: independência energética, retorno do investimento e baixo custo de manutenção. Além disso, a energia solar colabora positivamente para a vida no planeta, já que é uma energia renovável, limpa e inesgotável. Seguem outras vantagens:

1) Economia de até 95% da conta de luz;
2) Energia não poluente;
3) Equipamentos fotovoltaicos podem ser reciclados.
4) Das energias renováveis, é a energia mais consistente e constante.

Curiosidade sobre a energia solar

– Energia solar se torna a terceira maior fonte da matriz elétrica brasileira (G1);
– Essa forma energética representa apenas 1,3% da energia elétrica gerada no mundo (Brasil Escola | UOL);
– A China é líder no ranking de países que investem nesse setor, representando cerca de 26% das instalações de energia solar do mundo (Brasil Escola | UOL).

Para saber mais

Percurso Energia Todo Dia

O que são fontes de energia renováveis?

Tecnologia ambiental a favor do desenvolvimento sustentável

Referências

Energia solar se torna a terceira maior fonte de matriz elétrica brasileira. Disponível em: https://g1-globo-com.cdn.ampproject.org/c/s/g1.globo.com/google/amp/jornal-da-globo/noticia/2022/07/20/energia-solar-se-torna-a-terceira-maior-fonte-da-matriz-eletrica-brasileira.ghtml. Acesso em: 08 de fevereiro de 2023.

Energia solar. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/energia-solar/. Acesso em: 08 de fevereiro de 2023.

14/02/2023

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012